Seguidores

terça-feira, 19 de julho de 2011

SONHOS....


SONHO DE NINGUÉM

ISSIS ANTUNES

MEUS SONHOS SÃO MEUS,
NÃO SÃO DE NINGUÉM.
SÃO DOCES FANTASIAS,
PROCURANDO ALGUÉM PARA
COMPARTILHAR, NÃO É PECADO
SONHAR COM UM GRANDE AMOR
QUE ALGUNS CONSEGUEM ALCANÇAR.

MEUS  SONHOSOS SONHOS SÃO MEUS,
 SÃO MINHAS FANTASIAS 
NASCIDAS DE SONHOS E NADA MAIS,
NÃO ESPERO DA VIDA NADA MAIS,
NÃO TE PROCURO MAIS,

JÁ NÃO SONHO COM VOCÊ 
NÃO TENHO TEMPO A PERDER, 
JÁ CANSEI DE TE QUERER
NÃO QUERO SONHAR NUNCA MAIS
NESTA VIDA SOFRI DEMAIS
E SE NÃO ACONTECEU ATÉ AGORA
NÃO ACONTECERÁ MAIS.

JÁ NÃO SONHO MAIS COM TEU OLHAR,
COM TUA VOZ, COM TUA IMAGEM.
MINHA VIDA FICOU VAZIA,
MEUS SONHOS SE ACABARAM
EVANECERAM SÓ FICOU
 O NADA DE NADA,
NÃO FOI CONTO DE FADAS,

NÃO HOUVE ESTRADAS A TRILHAR,
SÓ UMA LEVE BRISA DE UM PENSAMENTO
E QUEM SABE UM DESEJO, 
MAS DESEJO SÓ , NÃO FAZ HISTÓRIA A DOIS,
SE NÃO HOUVE AGORA, 
NÃO HAVERÁ DEPOIS.
SENTIMENTOS POBRES, TÃO FRÁGEIS
NÃO SE MANTEM EM PÉ,
VÃS ESPERANÇAS DE SONHOS DE AMOR
QUE SÃO SÓ MEUS E DE MAIS NINGUÉM.

SONHOS 

Por: Akita | 
Os sonhos desde os tempos imemoriais têm despertado o interesse dos homens. Existem percepções e significados distintos se levarmos para a explicação seja da religião, da cultura e mesmo da ciência. Não existe um consenso entre estas abordagens da explicação do que sejam formados os sonhos. Alguns dizem que são uma forma de entrar em contato com o divino, outros que são desejos reprimidos, recalcados, preocupações que se acumulam durante o dia, expressões de nosso inconsciente, algo que nos ajuda a conhecer nossas esperanças, medos, fraquezas, talentos, etc. Com certeza podemos afirmar que a linguagem dos sonhos não fala a nossa língua, possui outro movimento, outra forma de percepção. E a busca do homem é tentar trazer a razão, ou seja, um discurso lógico de que forma os sonhos se expressam.
Em relação à ciência Freud em 1900 com o seu livro “A Interpretação dos Sonhos” trouxe uma nova forma de abordagem indicando o sonho como uma “realização dos desejos”. O enredo do sonho possui um sentido que se manifesta (a imagem externa) e possui também um sentido que é latente, ou seja, o significado. O externo é algo que não é claro e camufla o que realmente quer dizer o sonho, enquanto o sentido latente, por meio da interpretação simbólica deve revelar qual seria o verdadeiro desejo do sonhador que está velado das aparências da narração do sonho.

Para Jung teríamos uma forma imaterial (os sonhos) à qual os fenômenos psíquicos tendem a se moldar ele chamou isto de “arquétipos” (modelo primitivo) que seriam o grande manancial humano onde estariam uma linguagem universal que seria capaz de dar cabo as dimensões humanas. Seria como que uma língua universal, onde estariam todas as impressões do homem durante a sua estada neste planeta.

Segundo Joseph Campbell teríamos dois tipos de sonho, o primeiro seria o resultado de manifestações que se expressam durante o decorrer dos dias. Impressões que são acumuladas e que são expressas de forma muitas vezes distorcidas pela incapacidade que teríamos de entender a vida em sua totalidade. E o segundo tipo de sonho que consegue adentrar ao inconsciente coletivo e de narrar algo genuíno que vem da comunidade humana. Em suma, o poder dos sonhos seria a capacidade de adentrar no substrato humano, onde se deposita toda a riqueza humana e nesta fonte de sabedoria encontraríamos as respostas mais íntimas as questões mais profundas.

Os sonhos recorrentes podem ser aspectos ainda não totalmente vivenciados pela pessoa e enquanto eles não forem vividos e compreendidos eles voltariam a ser manifestar. Os sonhos eróticos podem ser desejos reprimidos por vários aspectos da psique humana e enquanto estamos repousando alguns “freios racionais” são distendidos e vem à tona a vivência de algo que foi recalcado durante a vigília. Os pesadelos podem trazer medos, angústias que ainda não foram incorporados pela razão e que são “depositados” em locais inconscientes e que durante à noite vêm à tona com força para serem vivenciados em outra dimensão. Existem sonhos que conseguem adentrar em estados mais profundos da essência da pessoa e buscar um contato genuíno com algo sagrado e espiritual da dimensão humana. Temos muito ainda a caminhar neste sentido, as instâncias de manifestação humana buscam cada vez mais ferramentas que possam ajudar a explicar um dos fenômenos mais instigantes do homem, ou seja, compreender o que os sonhos nos podem revelar e até que ponto eles seriam um caminho seguro em busca do que nos é mais sagrado 

e profundo. O encontro com o nosso verdadeiro Eu.











TENHAM UMA BOA TARDE!