Seguidores

domingo, 14 de novembro de 2010

RESTITUI, EU QUERO DE VOLTA O QUE É… MEU!!??


OI AMIGOS!
ESSA SEMANA FAZENDO UMA PESQUISA PELO GOOGLE VISUALIZEI MEU BLOG, ME DEU UMA SAUDADES,TENHO TANTA COISA LEGAL ESCRITA LÁ,PENA QUE NÃO POSSO MAIS ESCREVER, MAS PELO MENOS SEI QUE ELE E OS DEMAIS BLOGS MEUS, ESTÃO NA WEB E TODOS PODEM ACESSAR OS MEU ARTIGOS, MAS O TRISTE DA HISTÓRIA É QUE ATÉ O MOMENTO NÃO CONSEGUI REAVÊ-LOS.
OLHA QUE EU TENTEI DE TUDO, MEUS LOGINS E SENHA CONFEREM, MAS NÃO SEI O QUE ACONTECE, SEI QUE EU NÃO SOU A ÚNICA A PASSAR POR ISSO, TEM MUITAS PESSOAS QUE ACONTECERAM A MESMA COISA, E AGORA O QUE FAZER?
DEPOIS DE TUDO QUE FOI FEITO????
ALGUÉM PODE NOS AJUDAR???
RESTITUI, EU QUERO DE VOLTA O QUE É… MEU!!??
or Renato A. O. de Andrade

————————————–

Uma das músicas do cenario gospel brasileiro mais conhecidas é a Restitui. Baseada na chamada Teologia da Restituição, essa música tem mexido com o coraçao dos crentes brasileiros. E é justamente por causa desse entusiasmo por essa música que eu comecei a perceber o quanto ela e perigosa. Por isso, pretendo fazer uma análise cuidadosa das principais partes da música, levando em consideraçao a comparaçao da letra com a Palavra de Deus demonstrada no Livro de Jó.

Ela começa assim:

“Os planos que foram embora, o sonho que se perdeu, o que era festa e agora, é luto do que já morreu. Não podes pensar que este é o teu fim, não é o que Deus planeJóu, levante-se do chao, erga o clamor…”

O contexto da música parece ser voltado para as pessoas que perderam alguma coisa que gostavam muito, em sua maioria bens materiais, seja prosperidade financeira, casa, carro e outras coisas a mais. Pois bem, ai ja comeca o problema. A música se aproveita da ilusao de sofrimento das pessoas e acabam fazendo com que elas passem a exigir de Deus uma restituição daquilo que foi “perdido”.

Na primeira parte, ela comeca falando dos planos que foram embora, de sonhos que se perderam. Mas… que sonhos? Que planos? O verdadeiro servo de Deus deixa que o Senhor lhe estabeleça Seus planos em sua vida. Porem, a música mesmo diz que esses planos que foram embora não eram planos de Deus, porque diz que eles foram embora, logo não eram de Deus, pois nossos planos tem que morrer para que os planos de Deus entre em nossas vidas. Entao porque o cara ta chorando e pedindo a restituição de seus planos? A propria música se contradiz, porque logo depois ela diz que esses planos não eram de Deus!

Alguns ministrantes (sejam pastores ou cantores), afim de criarem todo um clima de emocionalismo quando se canta essa música, dizem algo assim: “Se voce tem alguma coisa que o DIABO levou, cante essa música que Deus restituirá o que foi levado embora”. Isso é no minimo um absurdo. Podemos verificar no Livro de Jó que o diabo atingiu Jó porque era da vontade de Deus que isso ocorresse, afim de mostrar ao proprio diabo que ele não tem controle sobre nada nesse mundo que não venha ao menos da permissao do Senhor. Logo, se a premissa de que o diabo levou é válida, entao a pessoa não tem o que reclamar porque foi a vontade soberana de Deus que aquilo ocorresse. Digo SE a premissa for válida, porque na verdade ela não é. Não é, porque o proprio contexto da música diz isso: “Não é o que Deus planejou…” definitivamente é a pior parte da música. Como é que se sabe que Deus não planejou? Se uma pessoa fica pobre de uma hora pra outra é porque Deus não planejou? Ora, vamos, se Deus não planejou, entao logicamente o diabo não levou nada da riqueza da pessoa. Logo, a premissa de que o diabo levou é absurdamente falsa. Entao quem é que levou embora o que a pessoa tinha? A propria pessoa! Sua irresponsabilidade foi a causa principal. Mesmo que seja uma crise que venha a arrasar a economia do pais por exemplo, ainda assim ninguem poderia culpar ao diabo ou a Deus por causa disso. Logo, Deus não tem a obrigaçao de restituir NADA. Alem disso, dizer que não foi o que Deus planejou é pretensioso demais. Quem a pessa pensa que é para dizer que sua situaçao não foi parte do plano de Deus? O engraçado é que Jó nunca reclamou de sua situaçao quando Deus lhe tirou tudo. Pelo contrário, ele nos da uma fantástica lição de humildade: “O Senhor deu, o Senhor tirou, LOUVADO SEJA O NOME DO SENHOR!” (Jó 1:21). Ao contrário da música, Jó nunca pediu restituição do que supostamente o diabo lhe retirou. Pelo contrário, confiou no Senhor e esperou a Sua justiça.

“Restitui, eu quero de volta o que é meu! …”

Essa é a parte culminante da música. Aqui, depois de dizer que sua situaçao não é da vontade de Deus, o cantor coloca Deus contra a parede e ordena a restituição daquilo que é supostamente seu. Mas espere um pouco… o cantor tem alguma coisa dele? Desde quando somos donos de alguma coisa? Se como milhares de pessoas dizem por ai, Deus é dono de tudo, então não temos nada, nem somos nada. Logo, porque o cara reclama e exige a restituição daquilo que legitimamente pertence a Deus?? Fico pensando nas palavras de Jó… Jó reconheceu que tudo vem do Senhor, mas ao contrario do cantor, ele reconhece tambem o direito de Deus de retirar o que Ele lhe deu. A música retira a humildade das pessoas, que passam a exigir de Deus ao inves de confiar e esperar na Sua graça e misericordia. Em suma, o que a pessoa quer cantar é “Eu lhe ordeno que restitua tudo o que voce deixou levar! Porque era meu, Meu, MEU!!”. Essas pessoas não sabem o que é temer ao Senhor, porque não sabem com quem estão lidando. Pessoas assim costumam olhar para Deus como se ele fosse um empregado, um escravo ou no maximo um genio da lampada. Estão acostumadas a enxergarem Deus somente quando tudo vai bem. Ai desses se não se arrependerem e se voltarem ao Senhor!

Diante do exposto, fica o alerta para as igrejas que se dizem sérias e a servico do Senhor.

Que o Senhor nos lembre sempre das sabias palavras de Jó!